A revista Gestão Escolar, nº 12 do mês de fevereiro e março/2011, trouxe uma reportagem importantissima sobre Formação de Professores com o tema "Algumas soluções para não pecar na reunião pedagógica", que achei de suma importância para ser aplicada nas reuniões pedagógica das nossas escolas. A reportagem tece o seguinte comentário: O momento de interação que acontece entre coordenadores e corpo docente é tão importante para a melhoria da prática em sala de aula e, consequentemente, para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, esses momentos não se realizam como deveriam. Muitas dessas reuniões está longe de ser pedagógicos, e a frequencia desse erro faz muita gente apelidar o tempo da reunião de "horário de trabalho perdido coletivo". Os encontros que deveriam ser de formação, deslizam na falta de organização e da importância que é dada pelos gestores e docentes a esse momento que deveria ser de planejamento e de aprendizagem.
Alguns desse erros que são frequente nessas reuniões são listados abaixo:
- Participação facultativa
- Ausência de regularidade das reuniões
- Falta de plano anual de formação
- Indefinições de pautas
- Inadequação do espaço
- Uso de atividades de motivação
- Dispensa de alunos
Para saber melhor sobre esse assunto, leia a revista Nova Escola - Gestão Escolar, nº 12 do mês de fevereiro e março/11. Fica aí uma boa sugestão de leitura.