A ESCOLA EMILIA GIMENNEZ tem como filosofia buscar na prática educativa, situações em que o educando desenvolva o conhecimento integral-físico, mental, espiritual, atitudes de cooperação para construção de uma sociedade democrática, visando à valorização do ser humano.

SOLUÇÕES PARA NÃO PECAR NA REUNIÃO PEDAGÓGICA

Como fugir dos erros mais comuns e acertar no trabalho coletivo.
A revista Gestão Escolar, nº 12 do mês de fevereiro e março/2011, trouxe uma reportagem importantissima sobre Formação de Professores com o tema "Algumas soluções para não pecar na reunião pedagógica", que achei de suma importância para ser aplicada nas reuniões pedagógica das nossas escolas. A reportagem tece o seguinte comentário: O momento de interação que acontece entre coordenadores e corpo docente é tão importante para a melhoria da prática em sala de aula e, consequentemente, para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto,  esses momentos não se realizam como deveriam. Muitas dessas reuniões está longe de ser pedagógicos, e a frequencia desse erro faz muita gente apelidar o tempo da reunião de "horário de trabalho perdido coletivo". Os encontros que deveriam ser de formação, deslizam na falta de organização e da importância que é dada pelos gestores e docentes a esse momento que deveria ser de planejamento e de aprendizagem.
Alguns desse erros que são frequente  nessas reuniões são listados abaixo:
  • Participação facultativa
  • Ausência de regularidade das reuniões
  • Falta de plano anual de formação
  • Indefinições de pautas
  • Inadequação do espaço
  • Uso de atividades de motivação
  • Dispensa de alunos
Segundo a autora dessa reportagem Noêmia Lopes, para que a formação na escola aconteça de verdade é preciso acabar com todos os equivocos listados acima, e além de investir na formação dos professores de forma séria, é necessário investir também na formação do coordenador pedagógico, a pessoa que é responsável por essa função.
Para saber melhor sobre esse assunto, leia a revista Nova Escola - Gestão Escolar, nº 12 do mês de fevereiro e março/11. Fica aí uma boa sugestão de leitura.