A ESCOLA EMILIA GIMENNEZ tem como filosofia buscar na prática educativa, situações em que o educando desenvolva o conhecimento integral-físico, mental, espiritual, atitudes de cooperação para construção de uma sociedade democrática, visando à valorização do ser humano.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Emília Sosinho Gimennez”, que antes era denominada, na sua fundação de Escola Municipal de 1º grau “Profª Emília Sosinho Gimennez” – mas devido a Lei 9394/96, a escola deixou de ser de 1º grau  e passou a ser de Ensino Fundamental  - foi inaugurada no dia 28 de Janeiro de 1980, na gestão do Sr. Prefeito Almir Tavares de Lima e Vice-prefeito Sr. Carlos Pareira Lima. Na época o Secretário de Educação era o prof. David Maria de Amorim e Sá e a gestora da Escola a profª Cleonice Rodrigues de Oliveira, onde concluiu o seu mandato no início de 1983. A escola fica localizada na rua Pedro Porpino, 4421 – bairro São José.
Em março de 1980, iniciaram-se as aulas na escola. A mesma tinha aproximadamente, 661 alunos matriculados, funcionava desde o pré-escolar, que antes era chamado de casulo, e de 1ª a 4ª série do 1º grau, hoje ensino fundamental. Nesse período trabalhavam na escola 39 servidores.
A escola já possuiu vários gestores, entre eles estão: Porfª Cleonice Rodrigue de Oliveira, profª Silvana Maria Lucas Farias, prof. Orivan Crisosth Holanda Silva, profª Raimunda Pastana Nepomuceno, profª Suely Dias Paixão, profª Izaíra Guimarães Silva, profª Láa Maria de Cristo Lobo, profª Cleude Babosa Batista e atualmente está assumindo a direção da escola a profª Maria José Leal Quintal e a vice-diretora Sebastiana Cruz do Nascimento