A ESCOLA EMILIA GIMENNEZ tem como filosofia buscar na prática educativa, situações em que o educando desenvolva o conhecimento integral-físico, mental, espiritual, atitudes de cooperação para construção de uma sociedade democrática, visando à valorização do ser humano.

sábado, 12 de março de 2011

O COMPUTADOR NA SALA DE AULA

O uso do computador como instrumento de ensino só vem enriquecer o fazer pedagógico do professor.. O professor precisa rever sua postura, para poder melhor compreender o seu papel enquanto educador dentro desse espaço informatizado.
Nesse sentido, é que VALENTE (1993) refere-se ao professor quando diz se este , "O criador de ambiente de aprendizagem e o facilitador de desenvolvimento intelectual do aluno". Dentro dessa novo paradigma, no que diz respeito ao uso do computador na sala de aula, novas exigências em relação ao aprender, requer do professor uma postura crítica e reflexiva na formação de cidadãos.
O professor dentro do processo-aprendizagem continua a ter o papel de promotor da aprendizagem. Mas, o que me inquieta é se de fato o professor está sendo capacitado para atuar nessa nova realidade. Como se dar a sua prática diante desse novo aparato tecnológico?
Pois, segundo MARQUES; CAETANO (2002), "O computador só vem enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativia, critica por parte de alunos e professores". E para que isso aconteça, ele precisa está preparado para atuar nesse novo espaço educativo, sabendo como lidar com esse recurso, para poder aplicar no seu fazer pedagógico.
(Texto retirado da monográfia do curso de Informática Educativa , "INFORMÁTICA EDUCATIVA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR"de  Iracy Soares (2009).

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