A ESCOLA EMILIA GIMENNEZ tem como filosofia buscar na prática educativa, situações em que o educando desenvolva o conhecimento integral-físico, mental, espiritual, atitudes de cooperação para construção de uma sociedade democrática, visando à valorização do ser humano.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dia 28 de abril - Dia da Educação

“Nascemos príncipes por sermos filhos do Rei dos reis, e rei pelo amor do casal que nos gerou, mas podemos nos transformar em sapos, quando nos forem cerceada a educação.”
Autor: Ivan Teorilang

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.”
Autor: Carlos Drummond de Andrade

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”
Autor: Aristóteles

 “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
Autor: Séneca

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Autor: Immanuel Kant

A boa educação é a base para uma nação evoluída e justa. Isso quer dizer que, se as pessoas têm oportunidade de acesso a uma educação de qualidade, aumentam as chances de elas terem uma vida digna e de exercerem a cidadania de forma plena colocando em prática tanto seus direitos como suas obrigações. 

      A educação é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado. É o que está escrito na Constituição (a Lei Maior do nosso país). Além disso, a educação abre portas para outros direitos, como saúde, trabalho e lazer.

     Portanto, o tema educação engloba toda a sociedade brasileira, em todas as idades (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), nos mais variados níveis de ensino (educação infantil, educação básica, educação de jovens e adultos, educação universitária), em todas as classes econômicas e em todos os estados brasileiros.
 
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário